segunda-feira, 18 de junho de 2012

Van Gogh, a Tragédia e a Cor: A Pair of Leather Clogs

"C.M* me pergunta então se uma mulher ou uma moça que fossem belas não me agradariam, mas eu lhe disse que me sentiria melhor e combinaria mais com uma que fosse feia, velha ou pobre, ou infeliz, por qualquer razão, mas que tivesse alcançado a inteligência e uma alma pela experiência de vida e pelas provações ou desgostos".
(Vincent van Gogh, Amsterdam, 9 de janeiro de 1878)

A Pair of Leathers Clogs, 1888, Vincent van Gogh (1853-1890)
*C.M é a abreviação do nome de um tio de Van Gogh, Cornelius-Marinus, também chamado de Cor.

4 comentários:

Anônimo disse...

"Não sei pq, mais gostei muito dessa imagem...o contraste das cores, a simplicidade...algo q me lembra passado,tranquilidade e harmonia. contudo, o que o autor quis expressar através da mesma? Ñ consegui relacionar muito bem a mensagem anexa a ela. Me ajude a entender melhor!!!
"R..."

Amarildo Ferreira disse...

Van Gogh foi um pintor holandês que admiro muito! Ele é o pintor que mais aprecio dentre todos que conheço, tanto pela beleza de suas obras, quanto pela história de sua vida, e sua confusão mental, que se assemelha muito à minha.
Mas, acho que primeiro devo começar te agradecendo por me ajudar a identificar um erro que estou cometendo nas séries de postagens dos quadros dele.
Esses trechos que coloco são reirados de um livro de título Cartas A Théo, que reune diversas correspondências que Van Gogh enviou a seu irmão Théo.
Bem, quando li o livro assinalei as passagens que achei mais interessantes e que mais se associavam à minha forma de pensar para, então, inserir nas postagens, associando-as às pinturas. Mas, o erro que cometi, e que só agora percebi, é que não estou colocando as citações dele feitas na mesma época da pintura, e isso desvirtua a associação, pois, por exemplo, o trecho dessa postagem é de uma carta escrita em 1878, enquanto o quadro é de 1888, ou seja, dez anos de diferença, e ele estava, em cada um desses anos, em uma fase diferente da vida, com pensamentos, comportamentos e estados de espírito diversos. Por isso, talvez fique difícil associar o significado do trecho com a imagem, e, portanto, vou corrigir isso nas próximas postagens.
Bem, indo para o seu questionamento, este quadro foi pintado em uma época em que Van gogh estava retratando a vida das pessoas que moravam em áreas rurais. O impressionismo, movimento do qual Van Gogh fez parte, se dedicava a isso: expressar coisas e situações do cotidiano. Esse par de tamancos é de camponeses e retrata os atributos da vida rural. Influenciado por Millet, Van Gogh buscou mostrar a poesia da vida camponesa nessa pintura, portanto, podemos associar sim a passado, tranquilidade e harmonia.
Quanto à mensagem, apesar dos anos de diferença, mostra realmente o que Van Gogh procurava: inteligência e valores espirituais adquiridos pela simplicidade e por experiências vividas. Nesse ponto, vejo grande associação com a vida camponesa. Beijos!

Anônimo disse...

Obrigada!agora ficou claro.
Rose...

Anônimo disse...

...♥...
"R"...

Fora, Temer!