sexta-feira, 15 de junho de 2012

O meu lugar

"Eu nasci junto à pobreza que enriquece o enredo
Eu cresci onde os 'moleque' virá homem mais cedo". (
Triunfo - Emicida)
"Sobrevoe num voo o zoo onde você sobrevive/
Observe a ordem natural das coisas em declive/
Inclusive eu tive lá, e não te vi lá". (From Hell Do Céu - Black Alien)
"Meu nome é favela/é do povo do gueto a minha raíz/Becos e vielas/Eu encanto e canto uma história feliz/De humildade verdadeira/Gente simples de primeira". (Favela - Arlindo Cruz)
"É só regar os lírios do gueto/Que o Beethoven negro vem pra se mostrar". (Brixton, Bronx ou Baixada - O Rappa)
"os verdadeiros heróis são os guerreiros da vida". (Fininho da Vida - O Rappa)
"Assim crescendo eu fui me criando sozinho/Aprendendo na rua, na escola e no lar/Um dia eu me tornei o bambambam da esquina/Em toda brincadeira, em briga, em namorar". (Espelho - João Nogueira)

Todas fotos apresentadas nesta postagem foram
tiradas pelo autor com uma câmera de 1.3 MP de um celular Samsung Duos.
As fotos são da Comunidade Novo Progresso (irônico, não é?!), localizada no
bairro do Benguí, , periferia de Belém/PA, onde o autor viveu sua infância,
adolescência e o início da vida adulta, quando se mudou para o bairro
do Jurunas, também na periferia de Belém.
O objetivo do autor é mostrar o descaso que sua comunidade sofre
mesmo após mais de duas décadas de existência.

2 comentários:

Unknown disse...

um lugar que poderia ser um paraíso mais e o fim do mundo,ao lado de um grande shopping, perto de uma rodovia conhecidíssima a Augusto Montenegro ,o nosso bairro decai cada dia mais, queria que essas fotos fossem tiradas no dia de chuva ai sim ate Deus teria pena de seus moradores,e triste viver em um lugar que dependemos de sol e moto taxi para sairmos de casa,obrigada Amarildo Junior por tentar nos libertar desse pesadelo.

Amarildo Ferreira disse...

Realmente, se as fotos fossem tiradas em dia de chuva seria mais impactante. Discordo um pouco sobre este lugar ser ou não ser o Paraíso por conta inicialmente dos pontos que você levantou, em especial o shopping, mas isso é coisa que eu não vou explorar aqui. Para mim, embora maltratado pelos "autoridades", este lugar é sim um Paraíso, por conta das vivências e experiências que tive em suas ruas, das pessoas que nele vivem, da relativa tranquilidade que possui em comparação com outros lugares e por ainda conservar um certo verde. Recebo seu agradecimento de bom grado, embora ache que não necessitava, mas acho exagero dizer que estou tentando libertá-los de um pesadelo: na verdade, o que quero é que nós tenhamos direito a ter acesso a esse direito social que até hoje nos é negado e que nós, em conjunto, possamos nos emancipar e ter acesso não somente a este direito, mas a tantos que outros que seguem nos negando no decorrer dessas duas décadas. Grande abraço e que o amanhã seja sempre melhor!!!

Fora, Temer!