segunda-feira, 14 de maio de 2012

"Não vejo Deus nas igrejas...

...mas em compensação eu vejo em todo o resto".
Ultimamente tenho encontrado e batido de frente com muita gente que tem um pensamento religioso que beira o fundamentalismo radical. Ontem, presenciei uma situação dessas, embora mais velada do que é geralmente, que me deixou constrangido, pois ocorreu com alguém próximo a mim e me senti responsável por ter exposto essa pessoa a isso, embora ela não tenha me dito que foi constrangida (não sei se por educação, ou se porque não se sentiu "arguida").
O fato é que, embora eu não tenha interferido na situação, pois ambas as pessoas são próximas a mim e o contexto em que estavámos não era propício a um debate mais caloroso sobre essas questões, e também não tenha tocado no assunto depois do ocorrido, saí pensando sobre aquela situação, divagando sobre posturas relacionadas às questões de crença e fé. Foi durante essa minha divagação que passei em frente ao Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves e vi um bando de macaquinhos pulando nos galhos das árvores e no muro que fica no lado da Avenida Almirante Barroso, do qual fotografei com meu celular um dos símios. No momento, veio imediatamente na cabeça esse verso da música Santo Amaro da Purificação, do rapper paulista Emicida, que utilizei como título e legenda da imagem dessa postagem.
A conclusão que chego é a seguinte (e mais uma vez uso Emicida para demonstrá-la, dessa vez com um tweet postado ontem à noite): "julgamento: quando você menos espera, você já fez ( e não raro, fez errado)". Até quando teremos gente utilizando (ou se escondendo por atrás da) a bíblia como Manual de Caça a "Pecadores"? Fica a reflexão!!!!

2 comentários:

Sol disse...

Es simple! .."A palabras necias ...oidos sordos"

Sol disse...
Este comentário foi removido pelo autor.

Fora, Temer!