quinta-feira, 3 de maio de 2012

Malas na mão e muito conhecimento na cabeça*


Delegação na saída de Belém/PA, dia 25 de março de 2012
No período de 28 a 30 de março de 2012, Florianópolis, capital catarinense, sediou o 1º Congresso Nacional Certificadas FGV. Organizado pelo Centro de Educação Superior ÚNICA/SOCIESC e pelo Instituto Superior Tupy/SOCIESC, em parceria com as demais instituições participantes do Programa de Certificação de Qualidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV), o congresso teve como objetivo promover a discussão por profissionais e estudantes de Administração de temas pertinentes a essa ciência, além de possibilitar interação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) participantes do programa.
Para garantir a participação da Faculdade Ideal (FACI), certificada FGV no Estado do Pará, foi criada, por iniciativa dos alunos da instituição e com parceria da Empresa Júnior, uma delegação, maior presente ao congresso, composta por 21 membros. Organizada pelas discentes Renata Yuka, Diany Santos e Isabella Moreira, representantes da ADM & Turismo, empresa que operacionalizou a viagem, a delegação percorreu cerca de 3.590 km, passando, desde sua partida de Belém, no dia 25 de março, até a chegada em Santa Catarina, no dia 27 de março, por um total de 6 estados (Maranhão, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, São Paulo e Paraná).
Amarildo Júnior, Daniela Rodrigues e Felipe Jaime
Também compôs a delegação o Prof. Msc. Oswaldo Júnior (que participou como membro da Comissão Executiva do Congresso), o diretor-mantenedor do Grupo Ideal Antônio Carlos Trindade de Moraes, e a Prof. Esp. Rossicléa Nascimento, orientadora do artigo Gestão estratégica de pessoas e sua influência na obtenção de vantagens competitivassustentáveis: um estudo de caso na empresa Sol Informática, escrito pelas recém-graduadas Simony Aki Nishida e Daniela Rodrigues da Silva, aprovado e defendido no evento por Daniela.
Além do trabalho defendido por Daniela no evento, a FACI também teve aprovado e defendido o artigo Relações de poder em uma empresa de serviços na cidade de Belém: influências na formação político-social dos trabalhadores, orientado pelo Prof. Msc. Josué Monteiro e de autoria de Amarildo Ferreira Júnior, que, da mesma forma que as autoras do outro artigo aprovado, também é recém-graduado em Administração pela FACI e teve seu artigo originado de seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Experiência única e enriquecedora
Amarildo Ferreira Júnior, em São José dos Pinhais, Paraná
Muito mais que um evento acadêmico, o Congresso das Certificadas FGV 2012 mostrou-se uma experiência única para os membros da delegação paraense. As lições podem ser tiradas desde o planejamento e organização da viagem, de iniciativa dos alunos e com apoio da Empresa Júnior da FACI, até as discussões e ampliação de networking que o evento permitiu a seus participantes.
Nos 10 dias que se passaram da partida até o regresso a Belém, pode-se citar várias situações de aplicação do conhecimento adquirido nas salas de aula e de vivência de novas experiências. Em uma viagem desse tipo, em que se cruzou o Brasil dentro de um ônibus com um grupo de pessoas que anteriormente tinham uma convivência mínima, verificou-se a importância de respeitar as diferenças, algo extremamente importante nas organizações atuais, e a necessidade de saber gerenciar possíveis conflitos.
A percepção prática da importância em administrar o financeiro também ocorreu, uma vez que os acadêmicos tiveram que fazer o planejamento financeiro da viagem em busca de garantir requisitos mínimos, como transporte, hospedagem e alimentação, e despesas que lhe permitissem usufruir melhor a oportunidade de conhecerem outro estado, como a compra de recordações (destaque para a troca de presentes entre os membros da delegação no retorno à Belém) e visita a pontos específicos da Ilha da Magia, como é conhecida a capital catarinense.
Já em Florianópolis e durante a realização do congresso, os membros da delegação tiveram a oportunidade de debater assuntos relevantes, que foram desde a necessidade de estabelecer o posicionamento de uma marca e de definir estrategicamente seu mercado-alvo, até os rumos que o ensino e a profissão de administrador estão tomando no contexto nacional e internacional. Além disso, o evento proporcionou oportunidade singular de ampliação de redes de contato, tanto profissional quanto acadêmico, o que possibilita realização de projetos futuros em parceria com os participantes do evento. Como exemplo, pode-se citar a presença do acadêmico Felipe Martins Jaime, da Escola Superior de Negócios (ESUP), certificada FGV em Goiás, que também teve artigo aprovado no congresso e participou do evento junto à delegação formada pelos acadêmicos da FACI, e o início de movimentação para criação de um grupo entre os participantes do congresso para realização de estudos relacionados aos temas debatidos no evento.
Amarildo Júnior, Saymon Negrão, Felipe Jaime, Raul Rodrigues e Emerson Lopes apreciando a paisagem da Praia da Joaquina, em Florianópolis/SC
Mas, não foi só o lado acadêmico e profissional que foi explorado durante a viagem. A delegação pôde usufruir de belas praias em Balneário Camboriú e Florianópolis, embora a temperatura encontrada tenha sido abaixo da média em que os paraenses estão acostumados, visitou pontos turísticos nos tours que fizeram pela cidade, assistiu ao jogo entre Avaí e Marcílio Dias pelo Campeonato Catarinense de Futebol e, já no retorno à Belém, aproveitou para se divertir no Beto Carrero World, maior parque de diversões da América Latina, e nas águas termais do Hot Park, parque aquático localizado em Caldas Novas, Goiás.
Assim, dessa experiência pode-se dizer que os congressistas trouxeram muita riqueza cultural, acadêmica e profissional em suas bagagens, retornando à casa não da mesma forma que partiram, mas com maior maturidade, percepção de vida e conhecimentos.

*Texto também publicado no blog do Curso de Administração da FACI.

Nenhum comentário:

Fora, Temer!