sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Planejamento e Gestão da Comunicação no Varejo

No dia 29 de agosto de 2011, o prof. Msc. Mário Botelho, de (U)Tópicos Especiais em Administração II, passou um vídeo falando sobre o título desse post. Vídeo bacana, instrutivo e tal. Ao final da aula, o professor deixa como trabalho para o próximo encontro, que foi no dia 2 de setembro, a criação de um modelo que estruturasse o conteúdo apresentado no vídeo, mas, como frequentemente ocorre, esqueceu de solicitá-lo no dia marcado. Como o trabalho do meu grupo foi feito por Jorge Giordano e Léo Belém, e para não desperdiçar o esforço deles em criar o modelo, coloco-o abaixo com uma pequena explicação.


Bem, o modelo é simples e se assemelha um pouco à estrutura do Modelo das 5 Forças de Poter, embora a interpretação do modelo de Porter seja diferente e mais complexa. Enfim, o modelo acima apresenta que na comunicação no varejo a criação de publicidade deve definir a promessa básica do produto e sua justificativa, dando origem às ações de promoção, relações públicas e propaganda, que devem estar integradas e em sinergia, para gerar o posicionamento da marca e do produto no mercado (market share) e na mente do consumidor (mind share). Em conversa posterior com o Jorge Giordano, lhe disse que eu colocaria uma seta que fosse do posicionamento de marca e produto à criação de publicidade para o varejo, para demonstrar com ela o feedback obtido e que geraria correções e/ou melhorias no processo apresentado.

Nenhum comentário:

Fora, Temer!