domingo, 10 de julho de 2011

A lucratividade e o custo de sobrevivência das empresas

A lucratividade pode ser entendida como a relação entre o lucro disponível ao acionista e a receita bruta de determinado período. Assim como qualquer indicador, ela não deve ser vista isoladamente, caso contrário a tomada de decisão pode vir a ser errada em alguns casos: uma empresa que possui um lucro aparentemente constante, porém em níveis extremamente baixos em relação aos concorrentes; ou empresas com taxas de lucratividades altíssimas, porém em níveis baixos de lucro (ex: uma empresa com R$ 1.000,00 de faturamento e R$ 500,00 de lucro líquido disponível ao acionista apresenta uma lucratividade de 50%).
Portanto, por representar indicador de desempenho empresarial, a lucratividade deve ser sempre analisada de três formas: comparada aos demais concorrentes do setor, em séries temporais, e em conjunto com outros indicadores. Sua importância para a sobrevivência das empresas advém do fato que, por meio da alta lucratividade, a organização pode financiar constantemente seus investimentos (imobilizado, capacitação e treinamento de pessoal, ações de marketing, manutenção do capital de giro, etc.) e remunerar com dividendos seus acionistas, se possuir política de distribuição de dividendos. Por isso é importante ao administrador financeiro efetuar a análise da lucratividade com o uso do fluxo de caixa da empresa, em detrimento da Demonstração de Resultados do Exercício (DRE), pois aquele expressa com clareza a atual saúde financeira da empresa. Convém citar que rentabilidade deve ser distinguida de lucratividade: rentabilidade se refere à relação entre o lucro líquido e o capital investido, enquanto lucratividade é a relação entre lucro líquido e receitas.

E, como o empreendedorismo possui importante papel na dinamização de um mercado, há estreita relação com a lucratividade, pois é por seu intermédio que as empresas desenvolvem novos produtos e serviços e otimizam seus processos, tornando a porcentagem de lucro líquido sobre as vendas mais atrativa. O empreendedorismo possui capacidade de fomentar a inovação tanto em um setor como em uma empresa, o que o torna fator importante na determinação dos resultados organizacionais, tanto financeiros como operacionais.

Outro aspecto que pode ser relacionado à lucratividade é a participação de mercado da empresa, entretanto a lucratividade nem sempre é alta quando é alto o market share da empresa, pois há a influência de vários fatores nessa questão, como a natureza do setor ou a estratégia adotada pela empresa. Alguns setores, como os de bens de capital, por exemplo, possuem alta relação entre participação de mercado e lucratividade se comparados a outros, como o de matéria –prima. Existe ainda um ponto ótimo de participação de mercado que, ao ser ultrapassado, reduz a lucratividade.
Essa percepção de que participação de mercado gera lucratividade vem da curva de experiência e do modelo PINS (Impacto Do Lucro Na Estratégia De Marketing). Entretanto, empresas podem obter ganhos consideráveis sem alcançar volume de vendas muito grande, (para tanto é necessário o correto direcionamento do mix de marketing). Outros fatores também podem ser citados, como o correto controle dos custos, o investimento em inovações, e a adoção da estratégia de vantagem em custos.

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