domingo, 19 de junho de 2011

Van Gogh, a Tragédia e a Cor: Wheatfield with Crows

Wheatfield with Crows, 1890 - Vincent van Gogh (1853-1890)


"Já fazem agora talvez cinco anos, não sei ao certo, que vivo mais ou menos sem lugar, errando aqui e ali. Agora vocês dizem: desde tal ou qual época você caiu, você se apagou, você não fez mais nada. Será que isto é totalmente verdade?
É verdade que ora ganhei meu pedaço de pão, ora ele me foi dado por bondade de um amigo; vivi como pude, nem bem nem mal, como dava; é verdade que perdi a confiança de muitos; é verdade que minha situação pecuniária está num  triste estado ; é verdade que o futuro me é bem sombrio; é verdade que eu poderia ter feito melhor; é verdade que meus próprios estudos estão num estado lamentável e desesperador, e que falta mais, infinitamente mais do que o que tenho. Mas vocês chamam isso de cair, de não fazer nada?"

(Vincent van Gogh, Wasmes, julho de 1880)

Nenhum comentário:

Fora, Temer!