sexta-feira, 24 de junho de 2011

GesLinguística - O Idioma da Gestão: Carreira Profissional - "Quem não é visto não é lembrado"


Carreira profissional é um processo pelo qual as pessoas passam e que apresenta algumas lacunas, sendo constituída pela sequência de posicionamentos ao longo da vida profissional do indivíduo, que compreende basicamente 5 estágios: evolução para a idade adulta, transição de meia idade, ponto alto da carreira, declínio, e reposicionamento ou aposentadoria. Dentro desse processo, existem múltiplas opções e diversas oportunidades que podem dificultar o desenvolvimento da carreira, e, por isso, é necessário ao profissional o autoconhecimento, possibilitando, com o conhecimento de suas características e de seus anseios, a melhor escolha do campo de atuação e dos conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para atuar no campo escolhido.

Após a realização do autoconhecimento, o profissional deve identificar as oportunidades de carreira que melhor se relacionam ao seu perfil, e em seguida definir os objetivos de carreira e elaborar o plano de ação, que deve ser o instrumento de transição entre a situação atual e o futuro que se pretende alcançar. Durante esse processo, é importante que o indivíduo tenha consciência de quais recursos necessitará e quais já detém, buscando o aprendizado com as experiências passadas, evitando a repetição de erros do passado. Também é necessário identificar quem pode ajudar, tendo consciência da importância de obter ajuda.
Outro aspecto importante no entendimento do que é carreira profissional é a noção clara de que a casa, as instituições de ensino, os locais de lazer e o trabalho constituem o palco de atuação das pessoas e que, nesse palco, a comunicação constitui fator importante, com 55% dela relacionado à apresentação corporal (gestos e vestimentas, por exemplo), e os 45% restantes sendo divididos entre o modo como se fala (38%) e o conteúdo do que se fala (7%). Logo, a carreira profissional deve ser encarada como fator de grande importância, e por isso deve ser administrada pois, além do valor financeiro que esta gera, há ainda sua relação com a identidade pessoal do profissional e o seu bem-estar físico e mental.

(Texto baseado no conteúdo ministrado na palestra "Carreira Profissional: como construí-la" pelo Adm. João Gomes, diretor da JBS Corretora de Seguros, durante a Jornada do Empreendedor 2011 da Faculdade Ideal - FACI.)

Nenhum comentário:

Fora, Temer!