quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Espaços públicos urbanos: lugares de lazer, sociabilidade e memória (artigo)

Compartilho com vocês o artigo Espaços públicos urbanos: lugares de lazer, sociabilidade e memória, elaborado por membros do grupo de pesquisa Turismo, Cultura e Meio Ambiente, dentre eles este que vós escreve, e que foi publicado no segundo número de 2014 do periódico Novos Cadernos NAEA.
Nele, analisamos a apropriação dos espaços públicos urbanos de Belém (Pará) e verificamos aspectos simbólicos dos lugares de lazer, das formas de sociabilidade e a construção da memória social, para compreender as dinâmicas, interações e os arranjos sociais existentes dos usuários do Bosque Rodrigues Alves, da Praça Batista Campos e da feira livre do Bairro da Terra Firme. Considerando que a cidade é realidade social que exprime em sua forma física e em sua dinâmica uma das modalidades fundamentais de "organização” das diferenças e é resultado de vários tipos de processos socioespaciais, gerados pela complexa interação entre os agentes modeladores do espaço, interesses diversos, significações e fatores estruturais, evidenciamos a produção do espaço público pelos grupos e classes que ali estão e o entendimento da importância simbólica desses espaços para esses grupos.
Um versão concisa e em espanhol deste artigo foi apresentada durante a décima edição do Foro OcioGune 2015. Foro Internacional de Investigación, Pensamiento y Reflexión en torno al Fenómeno del Ocio, realizado em junho na Facultad de Ciencias Sociales y Humanas da Universidad de Deusto, em Bilbao (Espanha).

Em casos de citação, recomendo o uso da seguinte referência:
BAHIA et al. Espaços públicos urbanos: lugares de lazer, sociabilidade e memória. Novos Cadernos NAEA, v. 17, n. 2, p. 303-324, jul.-dez. 2014. Disponível em: <http://www.periodicos.ufpa.br/index.php/ncn/issue/view/109>;.

Nenhum comentário:

Fora, Temer!