sábado, 9 de fevereiro de 2013

Sapatos pretos*

Grafite Venezuela patria joven, de Shak (crew Sul Oeste Unido - SOU) - obtido na Revista así somos - cuando miramos el mundo desde el barrio

Aquela não era uma chamada de emergência, mas María Rugas tinha a necessidade de confirmar as coisas que ia descobrindo, depois de 30 anos de cidadania relativa em um país de leis e acordos nebulosos. "Você sobe hoje para o barrio**?, perguntou, é que necessito que me explique um assunto de Direito".
Quando nos encontramos, María tinha uma sacola de arroz vazio. Arroz de Mercal***. O Mercal da avenida onde costumava passar uma média de três horas, quatro vezes por semana. A sacola estava cheia de manchas recentes de óleo e macarrão. María a esticava desde o centro, como se fosse a página 29 do Dom Quixote, e depois de cumprimentar-me leu o Artigo 103 da Constituição da República Bolivariana de Venezuela, ilustrado por El Tano****, no anverso de sua sacola de arroz com 10 por cento de grão partido, "o Direito à Educação".
A professora do filho de María o devolveu à sua casa porque as normas da escola exigiam sapatos pretos, e os dele tinham listras brancas que sempre camuflava com marcadores, até que a malvada chuva lhe delatou. María só queria confirmar se o Artigo 103 escrito em sua sacola de arroz, "já estava funcionando", porque ela tinha pedido uma reunião com a diretora da escola para lhe informar que uma de suas professoras estava violando um direito humano.
Acabava de ser testemunha do final da exclusão. Da de María, da de seu filho, muito provavelmente, da de toda uma comunidade. Era apenas o ano de 2005.


*Tradução livre feita por Amarildo Ferreira Júnior de trecho do artigo Un país en manos de gente real (Revista así somos, p. 49, año 5, n.º 12, abril/mayo 2012 - publicación del Sistema Masivo de Revistas del Ministerio del Poder Popular para la Cultura). Título livremente definido.
**Equivalente ao termo favela em português. Optou-se por não traduzi-lo para não perder, assim, sua significação e identificação local, já que, embora favela e barrio possuam muitas semelhanças, entre estes dois tipos urbanos existe algumas diferenças determinadas pelos distintos processos de formação de tais localidades em cada país.
***Misión Mercal (Mercado de Alimentos), um dos programas sociais do governo de Hugo Chávez destinado ao setor alimentício e vínculado ao Ministerio del Poder Popular para la Alimentación.
****Caricaturista venezuelano.

Nenhum comentário:

Fora, Temer!