domingo, 16 de dezembro de 2012

Ensaio para uma rima progressiva


Bacchanale, 1939 - Salvador Dalí (1904-1989)

Ontem, sonhei com os mistérios do Universo
E de dia o sonho caiu no papel como um verso
Escrito com tinta vermelha em seu anverso
Quando o delírio chegou e me deixou ao inverso.

E de repente não havia mais côncavo nem convexo,
Reduziu-se tudo ao medo expresso
De todo restante ficar imerso
Ao fugir da fúria de um homem perverso
Que não aceita nenhum tipo de protesto
Ao que eu logicamente contesto
E vejo nisso tudo o perfeito contexto
Para deixar aqui esse pseudomanifesto.

Boa Vista/RR, 16 de Dezembro de 2012
(Amarildo Ferreira Júnior)

5 comentários:

Anônimo disse...

Amarildo,arte e poesia seriam apenas para quem entende do assunto ou qualquer um consegue analisar fazendo sua própria leitura do que vê? isto é, com uma postagem como essa vc espera que o leitor já conheça a imagem e relacione com sua poesia? ou que independe do que vc quis dizer através dela?o que vc quer saber é também a leitura que nós seguidores do seu blog faz dessa imagem poética correlacionadaao texto? ou vc apenas expressa um pensamento seu, não se importando com o que vão dizer? pois, não conheço a imagem aqui representada...a leitura que fiz é de um mundo sobrenatural, onde o homem sente-se submergido e atraído por forças ocultas que não o deixam em paz..tipo a morte o perseguindo...céu x inferno...vida e morte. Homem em plena confusão quanto a sua espiritualidade, ou seja um conflito existencial...não quanto a objetividade terrena, mas sim num contexto espiritual? e também não compreendi sua temática? O quem tem a ver o título com a imagem e texto??? mesmo não tendo conhecimento nenhum sobre arte e poesia, gostei do li..."R" Abçs!!!!

Amarildo Ferreira disse...

Bem, vamos pelo começo: é muito complicado dizer que arte é só para quem entende. Nesse ponto, passamos por uma elitização da cultura, o que também é um processo de dominação. A arte realmente democrática deve dar uma abertura para interpretações próprias, não podendo ser excludente. "Acredito em progresso quando o povo tem acesso ao ingresso".
No entanto, algumas expressões artísticas requerem, muitas vezes, algum conhecimento prévio sobre o assunto, mas este não necessita ser profundo e, se você não o tem de imediato, pode consegui-lo posteriormente, principalmente com a internet lhe abrindo milhares de portas. Eu faço muito isso ao me deparar com algo, mesmo que eu lhe atribua minhas próprias interpretações. Faço isso porque acredito que as expressões artísticas permitem diversas interpretações, depende da carga cultural que a pessoa carrega, de seu estado de espírito e etc. É bom se deparar com olhares diferentes, e na arte quase sempre todos estão certos.
Mas, e essa é minha crítica quanto ao assunto, algumas pessoas preservam uma certa letargia quando se deparam, na internet, por exemplo, com algo que não conhecem mas que lhes chamou atenção e não vão atrás e de descobrir o mínimo que seja sobre isso. Acho isso uma espécie de acomodamento, afinal, se a pessoa tá aqui, na internet, o que custa dar uma googada com aquele assunto e ler um pouco sobre o tema?

Amarildo Ferreira disse...

Bem, divagações à parte, vamos voltar ao seu comentário. Nem sempre espero que o leitor já conheça a imagem, embora . Se conhecer, ótimo para ele, se não conhecer, é uma oportunidade de conhecê-la e, talvez, ter acesso a uma expressão que não tinha antes, não importa o por quê. Dizer que eu não quero relacionar a poesia com a imagem seria mentira minha, mas, às vezes, a associação que eu estou fazendo conscientemente pode ser diferente da que o leitor faça, e isso é natural e demonstra o quão rico é o conteúdo exposto.
Não espero aprovação do meu pensamento, mas isso não quer dizer que não ligo para o que o leitor vai dizer. Espero saber o pensamento do leitor, estabelecer um diálogo, que pode resultar num abandono de um determinado pensamento que hoje eu possa sustentar, no seu fortalecimento ou na sua adequação. Ler, apreciar um quadro ou ouvir uma música são formas de trocar pensamentos, algumas indiretas.
A imagem apresentada é um quadro do pintor catalão Salvador Dali. Dali foi um dos maiores expoentes do surrealismo, estilo artístico e literário que enfatiza o papel do inconsciente na atividade criativa. Esse movimento foi muito influenciado pelas ideias de Freud, pai da psicanálise, e combinava a representação, o abstrato, o irreal e o inconsciente em suas expressões, geralmente relacionadas a sonhos, daí sua percepção de ser um mundo sobrenatural e etc. Considero que você foi no caminho certo na interpretação que deu, embora tenha enriquecido sua interpretação com leituras espirituais e de algo sobrehumano, quando eu já leio esse quadro como uma apresentação de volúpia. Vale dizer que o título da obra (Bacchanale) quer dizer bacanal, ou seja, orgia, e foi feita para o cenário de um balé baseado em Wagner, e pode ser daí (do balé) que vem a referência ao cisne que ocupa o destaque na tela.
Quanto ao título, ele não tem relação nenhuma com a imagem, mas tem com o texto. Esse título faz referência ao seguinte ponto: rima progressiva é uma técnica de rima em que todas as últimas palavras de cada verso do poema possuem a mesma sonoridade, ou seja, não quebra o ritmo da rima. Isso é muito comum em letras de RAP e essa técnica, quando bem utilizada, me agrada muito. Nunca tinha feito um texto com rimas progressivas, embora uma ideia de fazer me persiga há tempos e, como acho que a temática que tenho em mente para esse poema com rima progressiva é muito boa pra ser desperdiçada, resolvi fazer primeiro o poema que você leu para testar como eu me saio com rimas progressivas (por isso o nome ENSAIO) e, caso ficasse contente com o resultado, fazer o outro com essa temática que estou guardando.
Já a relação da imagem com o poema está ligada à primeira estrofe, em que eu uso as palavras mistérios, sonho, sonhei, delírio, que são palavras muito bem identificadas com o surrealismo.

Espero ter tirado as dúvidas!

Shiloh!

Anônimo disse...

Geralmente eu pesquiso tudo que ñ conheço no google, porém nesse caso...suas postagens, prefiro reconhecer o assunto através de vc...gosto de provocar em vc a idéia de interação...se caso eu pesquisasse, perderia a graça!Obrigada por sua resposta, foi esclarecedora! Bjtos. "R"...

Amarildo Ferreira disse...

Entendo sua colocação, mas, quando me referia à pesquisa em internet, não disse que era relacionado a você. Isso é algo muito mais geral, e disse isso mais por causa de alguns boatos que surgem no facebook, por exemplo, e as pessoas não vão checar e acabam tomando como se fosse verdade.
É boa essa sua ideia de interação, no entanto, só quero deixar claro pra você que nem tudo eu domino e em muitos eu posso ter uma ideia completamente errada, às vezes até por pré-conceito. Felizmente, sou muito incompleto!!!!!

Fora, Temer!