Em novembro do ano passado, estive na bela Pelotas
(RS), onde fui muito bem recebido, especialmente pelo casal Fabíula Rosso e Leonardo Reichert, que me levaram nos
locais dos melhores doces da cidade, para apresentar um artigo originário da
minha pesquisa de dissertação. Apresentado no GT
04 - Cidades e Turismo: processos de cooperação e conflito no uso dos espaços
urbanos, do IV EICS – Encontro
Internacional de Ciências Sociais: espaços públicos, identidades e diferenças,
o trabalho apresenta considerações sobre o MiritiFestival, realizado anualmente
na cidade de Abaetetuba, conforme sintetizo no resumo abaixo. Sendo assim,
disponibilizo-lhes os slides utilizados naquela ocasião.
Posteriormente, compartilharei com vocês o trabalho completo.
RESUMO: o município de
Abaetetuba, no estado do Pará, é caracterizado artístico-culturalmente pela
presença de artesãos que criam, a partir da palmeira conhecida popularmente
como miriti, diversos tipos de artesanato, com destaque para os denominados
Brinquedos de Miriti, atividade única e própria do município. Este trabalho
discute a ressonância de processos afetivos, sensíveis e morais nas relações
sociais e culturais que os artesãos que criam esse tipo de brinquedo,
denominados de artesãos de
miriti, desenvolveram entre si ou com agentes responsáveis por controles
mercadológicos ou por políticas públicas durante a realização do 11º
MiritiFestival, evento de importância social, cultural e econômica que ocorreu
em um espaço público de Abaetetuba no mês de maio de 2014. Para alcance desse
objetivo, foram realizadas observações e entrevistas durante a organização e
realização do festival, com realização prévia de revisão bibliográfica para articulação dos quadros
teóricos aplicados na investigação, os quais partem dos conceitos apresentados
por Bourdieu de campo de relações e de habitus,
e aprofundam-se com a contribuição dos estudos dos ajuntamentos e das
interações que Goffman empreendeu e que permitem a compreensão dos significados
e sentidos que ressonam durante o encontro de dois ou mais indivíduos que estão
na presença imediata uns dos outros num dado momento. Esse
procedimento permitiu constatar que as relações que ocorrem no interior de
atividades artístico-culturais específicas e que contribuem para defini-las
permitem entender que práticas consideradas culturais também exercem funções
econômicas e sociais – o que é facilmente percebido no MiritiFestival enquanto
evento de celebração dos Brinquedos de Miriti de Abaetetuba, atrativo turístico
desse município denominado como “Capital Mundial dos Brinquedos de Miriti”, e
momento de realização de trocas simbólicas e econômicas entre expositores e
visitantes, agentes mercadológicos ou responsáveis por políticas públicas.
Também permitiu entender por que os artesãos de miriti, talvez como resposta às
pressões exercidas por turistas e outros tipos de consumidores, por lojas de
artesanato, por produtores culturais, por instituições de fomento ao
empreendedorismo e por órgãos culturais e de gestão e planejamento turístico,
por exemplo, ampliam as formas de artesanato que criam e modificam suas
maneiras de criar, comercializar e se associar sem mudarem, contudo, o
princípio gerador de suas práticas e, por isso, conseguem manter-se e
reproduzir-se no campo de relações do qual fazem parte. Ademais, também se pode afirmar que o
evento constituiu-se em diversos lugares para onde confluíram significados e
sentidos e nos quais as ações eram orientadas e
se modificavam de acordo com cada situação vivenciada pelos atores durante
aquela ocasião social, ora suscitando relações de cooperação, ora trazendo à
tona conflitos.
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