domingo, 22 de novembro de 2009

Resenhas

A partir de hoje, inicio a postagem de uma série de resenhas, onde vou apresentar sugestões de livros que considero interessantes de serem lidos. A série não será contínua, o que significa que será intercalada por outros tipos de postagens. Os livros que indicarei a vocês serão dos mais diversos gêneros e expressarei minha opinião sobre eles sempre deixando espaço aberto para a opinião de vocês, sejam elas a favor ou ao contrário da minha. Abaixo segue minha primeira sugestão. Conto com a participação de vocês!
Amarildo Ferreira Júnior

Nome do Livro: Administração – Teoria e Prática no Contexto Brasileiro

Autores: Filipe Sobral (Doutor em Administração pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, Mestre em Ciências Empresariais pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Portugal, e Coordenador Acadêmico do Programa de Certificação de Qualidade da FGV) e Alketa Peci (Doutora em Administração e Mestre em Administração Pública pela Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas).

Editora: Prentice Hall

N° de páginas: 416

Preço: em média R$ 100,00

Primeiro livro que li relacionado à Administração, Teoria e Prática no Contexto Brasileiro é um livro indicado a quem está iniciando seus estudos nessa ciência social aplicada, tendo como objetivo familiarizá-lo ao universo da Administração, pois apresenta conceitos básicos para o administrador e seu conteúdo está aplicado diretamente à realidade brasileira, algo raro quando se trata de literatura para administradores, onde ainda há predominância de compilações e traduções de livros estrangeiros, que muitas vezes não apresentam nas teorias defendidas um ponto de aplicação em solo brasileiro. O livro se divide em 12 capítulos, que passeiam pela apresentação dos conceitos básicos para um administrador, a descrição e análise do processo de tomada de decisão, uma visão geral e evolutiva das principais escolas do pensamento em Administração, analisa e retrata as 4 principais funções de um administrador (Planejar, Organizar, Dirigir e Controlar) e, por fim, apresenta as áreas funcionais de Operações, Marketing, Recursos Humanos e Financeira. A leitura do livro permite a aquisição da percepção do que é uma organização, quem é o administrador e em que consiste a expressão administrar uma organização, dando ao leitor pressupostos básicos para adquirir maturidade e, assim, manter contato com livros mais profundos sobre temas administrativos, consolidando de maneira mais eficiente conhecimentos adquiridos.

Os autores também apresentam uma visão dinâmica da Administração, análises de alguns casos, dentre eles se destacam o da Gol Linhas Aéreas e de Roger Agnelli, Diretor-Presidente da Vale, e buscam apresentar as tendências e os desafios para o administrador contemporâneo, o que aumenta ainda mais a necessidade de leitura desse livro por qualquer pessoa que se interesse ou pretenda atuar na ciência da Administração.

Leia abaixo dois comentários sobre o livro apresentado:

"O livro Administração: Teoria e Prática no Contexto Brasileiro preenche uma importante lacuna entre os livros-texto de administração em língua portuguesa. Os professores Filipe Sobral e Alketa Peci elaboraram um trabalho não só rigoroso e claro, mas principalmente aplicado à realidade brasileira. Trata-se de uma obra de leitura obrigatória para estudantes de administração e administradores. Os leitores se beneficiarão da visão sistêmica, integrada e abrangente apresentada no texto."

(Antonio Freitas, Ph.D. Presidente da Associação Nacional dos Cursos de Graduação em Administração – ANGRAD)

"Administração: teoria e prática no contexto brasileiro constitui uma inestimável contribuição para a formação básica dos futuros administradores que buscam graduar-se ou daqueles que, em nível de pós-graduação, procuram complementar os estudos, qualificando-os a vôos mais ambiciosos como dirigentes, consultores ou professores e pesquisadores."

(Bianor Scelza Cavalcanti, Ph.D. Diretor da Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getulio Vargas - EBAPE/FGV)

Nenhum comentário:

Fora, Temer!